Anotação de Responsabilidade Técnica – ART

A Anotação de Responsabilidade Técnica – ART é um documento fundamental para profissionais de Agronomia, Engenharia, Geografia, Geologia e Meteorologia que desejam realizar contratos de realização de serviços ou obras.

O que é ART?

ART é um documento legal que determina o responsável técnico por um serviço prestado ou pela execução de uma obra. Seguindo as diretrizes da Lei nº 6.496/77, todo contrato, seja ele escrito ou verbal, para a realização de obras ou prestação de serviços especializados na área de Engenharia, Arquitetura e Agronomia ficam sujeitos à Anotação de Responsabilidade Técnica.

É importante destacar que a ART deve ser emitida por engenheiros ou agrônomos registrados no sistema da CONFEA/CREA, que são obrigados a fazer o registro desse documento online. Caso a ART não seja emitida, o profissional ou empresa responsáveis pela obra terão que pagar uma multa.




Diferença entre ART, Laudo e RRT

Como dito acima, ART é um documento emitido por engenheiros e autônomos. Por outro lado, o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) é um arquivo emitido por arquitetos registrados no sistema do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Por fim, o laudo é somente um relatório feito após uma análise técnica de um assunto específico. Em outras palavras, o laudo não serve para assegurar ao síndico sobre a obra, somente a ART e a RRT podem.

Para que ART serve

A ART possui três objetivos principais: defesa da sociedade; valorização dos profissionais envolvidos na execução e prestação de serviços; e comprovação de capacidade técnica dos mesmos.

No primeiro caso, a Anotação de Responsabilidade Técnica garante que as técnicas serão aplicadas por um profissional especializado e devidamente treinado, validando, por tabela, o terceiro objetivo. Para atender ao segundo tópico, a ART valoriza o profissional ao confirmar sua autoria, responsabilidade ou participação no serviço prestado.

Outros Serviços Prestados pela AAL Gás

Na AAL Gás, você encontra diversas opções de serviços referentes ao segmento de instalações hidráulicas, tanto comerciais, quanto residenciais; e na instalação de Gás Natural e GLP para indústrias e comércios.

  • Central GLP

    Central GLP

    A Central GLP, de acordo com a NBR 13523:2019, é a área delimitada que abriga os recipientes e acessórios usados para armazenar gás. Ela é usada para reduzir a alta pressão primária dos cilindros e as...
  • Manutenção de Tubulação de Gás

    Manutenção de Tubulação de Gás

    A manutenção de tubulação de gás é um serviço importante e que exige uma série de cuidados, uma vez que trabalha diretamente com uma substância altamente perigosa (especialmente quando há vazamento...
  • Projetos de Gás

    Projetos de Gás

    Um projeto de instalação de gás é fundamental para a instalação correta de tubulações, abrigos, entre outros tipos de equipamentos. Nessa etapa, são definidos os pontos de utilização, a melhor for...
  • Teste de Estanqueidade

    Teste de Estanqueidade

    O teste de estanqueidade é uma etapa fundamental para confirmar a segurança de uma tubulação de gás, já que verifica se há ou não vazamentos na superfície de contato.O teste utiliza ar comprimido co...

Solicite um orçamento via Whatsapp 

Para agilizar o seu atendimento, a AAL Gás disponibiliza um canal de comunicação para a solicitação de orçamentos diretamente pelo WhatsApp. Envie uma mensagem e receba uma cotação.

Serviço de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART disponível em:

Dicas

Furo direcional

Furo Direcional: o que é, vantagens e por que fazer

Existem algumas técnicas que podem facilitar muito projetos de construção civil, especialmente pa...
Normas para Instalação de Gás GLP

Normas para Instalação de Gás GLP: conheça as diretrizes

As normas para instalação de gás GLP são essenciais para qualquer construção que decide invest...
Como tirar ar de encanamento

Descubra como tirar ar do encanamento

A tubulação de gás é essencial para o bom funcionamento de uma residência ou estabelecimento, a...