Central GLP

A Central GLP, de acordo com a NBR 13523:2019, é a área delimitada que abriga os recipientes e acessórios usados para armazenar gás. Ela é usada para reduzir a alta pressão primária dos cilindros e as pressões secundárias em sistemas de suprimento de gás.

Central de Gás

A Central de Gás deve ter coletores para a rede de distribuição do GLP, dispositivos de segurança, rede de alimentação e distribuição, registro geral de corte, válvulas de bloqueio, retenção e excesso de fluxo. Além disso, ela não pode ser canalizada de forma líquida no interior de edifícios, e sim possuir canalização pintada na cor amarela; e na fase líquida; na cor branca com conexões em laranja. A pressão para instalação de GLP é de 1,7MPa.

É importante colocar avisos com letras maiores que 50 mm e que possam ser avistadas de qualquer direção ao acesso central de GLP, com as seguintes informações: Perigo, Inflamável e Proibido Fumar.




    Norma Central de GLP

    As normas técnicas que devem ser seguidas são as do Corpo de Bombeiros Estadual e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É possível checá-las diretamente no site desses órgãos. Confira abaixo as principais instruções:

    A instalação da Central de GLP deve ser feita por um profissional habilitado e registrado no órgão de classe, com a devida emissão de ART.

    1-) A instalação da Central de GLP deve ser feita por um profissional habilitado e registrado no órgão de classe, com a devida emissão de ART.
    2-) A área reservada para a central precisa estar presente na planta baixa do projeto.
    3-) É obrigatório que a instalação dos recipientes de gás seja no exterior das edificações, em locais ventilados. É veemente proibida o armazenamento em espaços confinados, como porão, garagem, entre outros.
    4-) A montagem e a manutenção das instalações devem ser feitas por profissionais qualificados.
    5-) É fundamental que as instalações da central de GLP possibilitem o reabastecimento dos recipientes sem interromper o fornecimento de gás aos aparelhos.

    Dimensionamento

    O dimensionamento da Central de GLP está relacionado à vazão determinada no começo da rede, dado que corresponde ao somatório das vazões exigidas para o funcionamento das peças lançadas no modelo a ser abastecido.

    Destaca-se que o número de recipientes a ser usado na central depende da vazão, da densidade do gás e de sua capacidade de vaporização – que varia de acordo com a temperatura média/mínima determinada para o ambiente e o tipo de recipiente.

    Outros Serviços Prestados pela AAL Gás

    Na AAL Gás, você encontra diversas opções de serviços referentes ao segmento de instalações hidráulicas, tanto comerciais, quanto residenciais; e na instalação de Gás Natural e GLP para indústrias e comércios.

    • Manutenção de Tubulação de Gás

      Manutenção de Tubulação de Gás

      A manutenção de tubulação de gás é um serviço importante e que exige uma série de cuidados, uma vez que trabalha diretamente com uma substância altamente perigosa (especialmente quando há vazamento...
    • Projetos de Gás

      Projetos de Gás

      Um projeto de instalação de gás é fundamental para a instalação correta de tubulações, abrigos, entre outros tipos de equipamentos. Nessa etapa, são definidos os pontos de utilização, a melhor for...
    • Teste de Estanqueidade

      Teste de Estanqueidade

      O teste de estanqueidade é uma etapa fundamental para confirmar a segurança de uma tubulação de gás, já que verifica se há ou não vazamentos na superfície de contato. O teste utiliza ar comprimido c...
    • Válvula Solenoide

      A válvula solenoide é o equipamento responsável por controlar a passagem de fluídos e gases, especialmente em sistemas pneumáticos (que funcionam com ar comprimido) e sistemas hidráulicos....

    Solicite um orçamento via Whatsapp

    Para agilizar o seu atendimento, a AAL Gás disponibiliza um canal de comunicação para a solicitação de orçamentos diretamente pelo WhatsApp. Envie uma mensagem e receba uma cotação.

    Serviço de Central GLP disponível em:

    Dicas

    Furo direcional

    Furo Direcional: o que é, vantagens e por que fazer

    Existem algumas técnicas que podem facilitar muito projetos de construção civil, especialmente pa...
    Normas para Instalação de Gás GLP

    Normas para Instalação de Gás GLP: conheça as diretrizes

    As normas para instalação de gás GLP são essenciais para qualquer construção que decide invest...
    Como tirar ar de encanamento

    Descubra como tirar ar do encanamento

    A tubulação de gás é essencial para o bom funcionamento de uma residência ou estabelecimento, a...