Válvula Solenoide

A válvula solenoide é o equipamento responsável por controlar a passagem de fluídos e gases, especialmente em sistemas pneumáticos (que funcionam com ar comprimido) e sistemas hidráulicos.

O que é a válvula solenoide

As válvulas solenoide são válvulas controladas electromecanicamente. O motivo de seu nome deve-se ao fato de seu principal componente ser uma bobina elétrica. Esta bobina possui um núcleo móvel, chamado de êmbolo. Basicamente, quando está em posição de repouso, o êmbolo bloqueia um pequeno buraco por onde é possível circular um fluido ou gás. Naturalmente, ao acionar um corrente elétrica pela bobina, ela cria um campo magnético que, por tabela, atua no êmbolo – que o faz ser puxado para o centro da bobina, abrindo o orifício. Esse é o princípio utilizado para abrir e fechar a válvula solenoide.




Para o que serve a válvula solenoide

A principal função da válvula solenoide é fechar, dosar, distribuir ou misturar o fluxo de gás ou líquido. Para ilustrar: uma válvula de 2/2 vias tem 1 porta de entrada e 1 de saída, e consegue executar duas posições: aberta ou fechada. Além disso, ela pode ser fechada desenergizada ou aberta desenergizada. Um outro modelo de válvula solenoide, a de 3/2 vias, possui três portas e duas posições e, por conta disso, consegue alternar entre dois circuitos. Portanto, além das duas funções citadas anteriormente, ela também tem a função do tipo desviadora ou universal.

Como detectar defeito

Existem alguns sinais que as válvulas de solenoide apresentam quando há defeitos em seu mecanismo, são eles: I – A válvula não abre, isso pode ser causado por falta de energia, pressão irregular, voltagem errada, excesso de sujeira sob o diafragma, corrosão, entre outros fatores; II – As válvulas falham ao fechar, em alguns casos, o dispositivo pode falhar ao fechar por conta de sobreposição manual, diferença de pressão, e outros tipos de problemas nos componentes da válvula solenoide; III – Sons estranhos no dispositivo, quando a válvula está operando, você ouve um som de martelamento ou até mesmo um zumbido durante toda a operação. Esses sons estranhos podem ser causados pela diferença na pressão de entrada ou saída do sistema; IV – Falhas de bobina, o principal componente da válvula pode sofrer com derretimento, queima ou até mesmo esfriamento com a energia ligada.

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