Blog
AVCB o que é e principais determinações

AVCB: o que é, principais determinações e por que é tão importante

Quando falamos em construção civil, existem inúmeras normas e procedimentos que devem ser atentamente estudados e aplicados para garantir a segurança do empreendimento. Entre os principais, podemos citar dois: a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). No artigo de hoje, vamos focar no segundo, ou seja, explicaremos o que é AVCB, contando como ele funciona, as suas principais regras e por que deve ser devidamente respeitado.

AVCB – O que é?

Como destacamos na introdução, o AVCB consiste no Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Em outras palavras, um documento que atesta a vistoria realizada nas construções de acordo com as regras de prevenção e segurança contra incêndios. Para ilustrar a sua importância, esse é um dos principais documentos que deve ser providenciado pelas empresas para a solicitação e manutenção da regularização do alvará de funcionamento.

Para entender melhor sobre o que é AVCB e evitar problemas legais, leia nosso artigo na íntegra.

A importância do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Quando falamos no Auto de Vistoria, existem 5 principais motivos para a sua empresa olhar mais atentamente para essa documentação:

  • Monitorar construções: o AVCB possibilita o monitoramento de todas as construções no que diz respeito às regras que devem ser seguidas para prevenção/combate a incêndios e procedimentos que devem ser padronizados para situações de emergência.
  • Garantir o funcionamento do local: o documento é essencial para assegurar que o estabelecimento funcione seguindo todas as exigências feitas pelo poder público. Sem ele, é possível que a sua empresa sofra interdição imediata e suspensão de atividade.
  • Organização de vistorias: vistorias são fundamentais para identificar fatores de risco para incêndios. Uma vez que o local possua a AVCB, os bombeiros conseguem ter um controle mais amplo das informações e marcar essas visitas.
  • Proteger o patrimônio: o AVCB é um dos documentos exigidos para acionar a seguradora em casos de incêndio no local. Se a sua empresa não possuir o auto de vistoria, ela pode ter o pagamento de seguro negado.
  • Cumprir a lei: por último, podemos destacar que há uma lei que demanda a implementação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, estamos falando da lei complementar nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015.

Portanto, não deixe de correr atrás desse importante documento e garantir a segurança do seu estabelecimento.

O que achou do nosso artigo o que é AVCB? Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe com os seus amigos. Além disso, não esqueça também de acompanhar o nosso blog que, mensalmente, traz os melhores textos sobre o segmento de instalações hidráulicas e manutenção de sistemas de gás.

Até a próxima!

Artigos em destaque

Caça-vazamento: como funciona e as melhores técnicas

Você sabe como o caça-vazamento funciona? Ou mel...

Como instalar cooktop a gás: dicas para evitar dor de cabeça

O cooktop a gás é um eletrodoméstico cada vez m...

Orçamento rápido

telefone