Blog
Caça-vazamento: como funciona?

Caça-vazamento: como funciona e as melhores técnicas

Você sabe como o caça-vazamento funciona? Ou melhor, conhece essa importante técnica? Se não, leia esse artigo urgentemente! Nele, vamos explicar como esse procedimento contra vazamentos é uma excelente forma de economizar, garantir a segurança de sua residência e, por tabela, ajudar no consumo sustentável da água. No Brasil, por exemplo, perdemos quase 40% da água tratada com vazamentos e fraudes, de acordo com números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2015.

Se ainda duvida dessas informações, saiba que um pequeno furo de 2 milímetros em um encanamento desperdiça até 3,5 mil litro de água em apenas um dia!

Mas o que isso tem a ver com vazamentos? Tudo! Entenda melhor agora.

Vazamentos: por que são um problema tão grave?

O vazamento, na maioria das vezes, é um problema quase imperceptível. As principais causas atreladas são trincas, rupturas, rachaduras, desconexão, fuga de pressão na tubulação ou nas juntas. Dessa forma, caso demoremos demais para localizar o seu surgimento, toda a estrutura da sua residência pode ser comprometida, resultando em manchas, bolor e umidade no local, além claro, dos impactos no ambiente e no seu bolso, pois você terá um gasto ainda maior com os reparos.

Caça-vazamentos: como funciona e por que é a solução mais indicada?

Porque o serviço de caça-vazamentos é a melhor forma de identificar um problema de vazamento oculto em tubulações. Para isso, os técnicos utilizam equipamentos eletrônicos de ultrassom que detectam o vazamento com precisão e localizam o ponto exato da fuga de água. Sendo assim, você evita o quebra-quebra excessivo de paredes e pisos na sua residência.

Formas de detectar o vazamento

Como destacamos acima, o caça-vazamento funciona com o uso de aparelhos eletrônicos e técnicas não destrutivas. Dessa forma, é possível procurar o vazamento de água, vazamento em piscinas, rede de esgotos, instalações de gás, entre outros, com extrema precisão e o melhor de tudo, sem comprometer a estrutura do imóvel. Conheça abaixo algumas técnicas utilizadas para essa missão:

Detecção acústica

Aqui, utiliza-se um sensor de solo ou uma haste de escuta. Os dois equipamentos são muito sensíveis e amplificam o ruído causado por vazamentos.
Infravermelho: a técnica de infravermelho é utilizada principalmente em manutenção preditiva, uma vez que a temperatura da superfície diz muito sobre a estrutura de uma construção, o seu sistema de encanamento e o elétrico.

Gás rastreador

Em certas condições, o técnico pode optar por usar uma mistura de gases (não tóxicos) na tubulação. Na sequência, utilizando um analisador de gás, é feita uma busca para detectar a presença do gás; e assim, concluir a área onde o vazamento está.

Radiofrequência

Este aparelho é mais avançado e utiliza dois sensores para detectar um possível vazamento, que são conectados nas extremidades da tubulação. Depois, ele é calibrado de acordo com o tipo de tubo, o seu diâmetro e extensão da rede. A radiofrequência é capaz de localizar o barulho causado por vazamento, para assim, o técnico elaborar um mapeamento e determinar a área de escavação.

Teste hidrostático

Neste caso, os técnicos utilizam ferramentas que testam as tubulações de escoamento, para assim, identificar possíveis falhas responsáveis por vazamentos. O teste hidrostático é fortemente indicado para tubulações não pressurizadas.

Teste de estanqueidade

Por fim, essa opção é indicada para diagnosticar possíveis perdas, sendo possível determinar a ocorrência de vazamentos e combinada aos equipamentos eletrônicos, o técnico determina a localização. O teste de estanqueidade é feito pelo nosso time.

Ao identificar o local exato do problema, o técnico realiza o reparo de forma pontual e emite um laudo técnico do vazamento, atestando a segurança de sua propriedade.

O que achou do nosso artigo sobre como funciona caça-vazamentos? Lembre-se: essa prática é muito importante para evitar gastos desnecessários, cuidar melhor do meio ambiente e garantir a segurança da sua casa!

Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe com os seus amigos. Não esqueça também de acompanhar o nosso blog que, mensalmente, traz os melhores textos sobre o segmento de instalações hidráulicas e manutenção de sistemas de gás.

Até a próxima!

Artigos em destaque

Caça-vazamento: como funciona e as melhores técnicas

Você sabe como o caça-vazamento funciona? Ou mel...

Como instalar cooktop a gás: dicas para evitar dor de cabeça

O cooktop a gás é um eletrodoméstico cada vez m...

Orçamento rápido

telefone