Blog
Veja como instalar cooktop a gás

Como instalar cooktop a gás: dicas para evitar dor de cabeça

O cooktop a gás é um eletrodoméstico cada vez mais popular no mundo inteiro. Prático, moderno e elegante, tornou-se o queridinho de quem busca otimizar o espaço de sua cozinha. Se você já conhece esse equipamento, mas não entende muito bem como ele pode ser utilizado, não deixe de ler nosso artigo! Hoje, separamos algumas dicas sobre como instalar o cooktop a gás.

O que é um cooktop

Para que nunca ouviu falar do cooktop, ele é basicamente as bocas do fogão, mas separadas da parte do forno. Ou seja, ocupa menos espaço e confere um visual mais moderno para a sua cozinha. Além disso, por ser uma peça a parte, ele apresenta características específicas que merecem muita atenção.

Existem três principais tipos de cooktop: a gás, elétrico e por indução. No artigo de hoje, o foco será o cooktop a gás.

O equipamento alimentado por gás é mais prático do que os outros, justamente por seguir o mesmo princípio dos fogões tradicionais. Dessa forma, não é preciso fazer muitas adaptações, uma vez que a maioria das construções são elaboradas considerando o uso de fogões tradicionais. Portanto, a sua única preocupação deve ser sobre o uso de gás GLP ou Gás Natural.

Vamos entender melhor como instalar o cooktop a gás!

Como instalar cooktop a gás?

Há aspectos importantes que devem ser considerados no momento da instalação do cooktop a gás. Veja:

Locais

É fundamental que o seu cooktop seja instalado em bancadas pré-planejadas e com um nicho compatível com o tamanho do seu produto. Não se preocupe, as medidas corretas estão no manual do equipamento. Normalmente, a sua bancada deve ter de 20 a 70 mm de espessura, além do material adequado para receber o cooktop. Em outras palavras, ele precisa ser resistente ao calor e à umidade.

Os materiais mais indicados são:

  • Pedras: sejam naturais ou artificiais;
  • Porcelanatos;
  • Bancadas de madeira: precisam de mais cuidado especialmente na limpeza, e devem ser resistentes à gordura e água.

Condições para a instalação do cooktop a gás

Em síntese, não basta apenas escolher o melhor material, o ambiente da sua cozinha precisa seguir algumas orientações para facilitar o dia a dia:

  • Tomadas de fácil acesso, distantes da fonte de aquecimento e fora do nicho;
  • O ponto de conexão do botijão deve estar a no máximo 1 metro do cooktop;
  • Quando trabalha-se com gás encanado, o registro precisa ser exclusivo para o cooktop;
  • É essencial que o revestimento das paredes próximas ao cooktop seja resistente ao calor.

O que achou das nossas dicas sobre como instalar cooktop a gás? Agora ficou mais fácil modernizar a sua cozinha, não é mesmo?

Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe com os seus amigos. Não esqueça também de acompanhar o nosso blog que, mensalmente, traz os melhores textos sobre o segmento de instalações hidráulicas e manutenção de sistemas de gás.

Até a próxima!

Artigos em destaque

Caça-vazamento: como funciona e as melhores técnicas

Você sabe como o caça-vazamento funciona? Ou mel...

Como instalar cooktop a gás: dicas para evitar dor de cabeça

O cooktop a gás é um eletrodoméstico cada vez m...

Orçamento rápido

telefone