Blog
Benefícios da Individualização de Gás

Individualização de Gás em condomínios: veja 4 benefícios!

Gerenciar um condomínio não é uma tarefa simples. Afinal, o síndico acaba se responsabilizando por inúmeras situações estressantes e deve estar preparado para lidar com todos os moradores. Para facilitar este trabalho, uma importante medida começou a ser implementada nestes empreendimentos: a individualização de gás. Leia todo o conteúdo para entender melhor como isso funciona e por que pode te ajudar na instalação de gás do seu prédio.

O que significa a individualização de gás?

Basicamente, individualização de gás é uma forma de tornar as despesas mais justas para aqueles que a utilizam. Nesse caso, cada morador torna-se responsável pelo seu próprio consumo, reduzindo assim, a carga de responsabilidade que recai sobre o síndico.

4 vantagens da individualização de gás

Como vimos acima, esse processo traz um pouco mais de responsabilidade ao morador e, por tabela, diminui os desgastes em discussões sobre a divisão correta dos valores usados e gastos.Na maneira tradicional, todos os serviços de uso comum – independentemente do consumo de cada um – são divididos entre os moradores e cobrados mensalmente.
Essa medida pode parecer igualitária, mas e quando alguém consome mais que o outro, como lidar? Neste cenário, questionamentos e brigas podem desgastar tanto o síndico, quanto os moradores. Veja agora 4 benefícios de individualizar o gás no seu condomínio!

1. Economia

Sejamos práticos: quando mexemos no bolso, nossa atitude muda. Se antes, algum morador exercia um consumo irresponsável, a partir do momento que tiver que arcar com isso, a sua postura deve mudar – uma vez que excessos pesarão em seu próprio bolso.

2. Pague pelo o que consumir e somente isso

O segundo tópico está bem relacionado ao primeiro: imagine um morador que viaja muito. É justo ele pagar pelo consumo de gás o mesmo que alguém que está sempre em casa? Com a individualização, cada pessoa pagará somente por aquilo que de fato consumiu. Além disso, nos casos de inadimplência, nenhum morador será penalizado – apenas o que realmente não fez o pagamento.

3. Consciência ambiental

Para diminuir o valor da conta de gás, os moradores começam a se preocupar mais com a emissão de gás. Sendo obrigatório ou não, a preocupação por si só será bem maior. E claro, o meio ambiente agradece.

4. Mais tranquilidade nas reuniões

Diante de divergências no consumo, era natural que as reuniões de condomínio ficassem mais tensas. Obviamente, ao adotar o sistema de individualização de gás, os desentendimentos por conta do consumo será inexistente. Assim, é possível focar em outras pautas para melhorar a qualidade de vida de todos os moradores.

O sistema de individualização de gás em edifícios é uma tendência no mercado e obrigatório em alguns municípios brasileiros para novos empreendimentos. Então, caso em seu condomínio haja a possibilidade de implantação, você sairá na frente com uma gestão diferenciada.

O que achou do nosso artigo sobre individualização de gás? Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe com os seus amigos. Não esqueça também de acompanhar o nosso blog que, mensalmente, traz os melhores textos sobre o segmento de instalação de gás e manutenção de sistemas de gás.

Até a próxima!

Artigos em destaque

Caça-vazamento: como funciona e as melhores técnicas

Você sabe como o caça-vazamento funciona? Ou mel...

Como instalar cooktop a gás: dicas para evitar dor de cabeça

O cooktop a gás é um eletrodoméstico cada vez m...

Orçamento rápido

telefone