Gás Natural: o que é e suas vantagens
Comprou uma casa nova e está avaliando as opções para o sistema de gás? É normal ficar em dúvida sobre qual tipo de fornecimento usar – isso quando há a possibilidade de escolha. Qual é mais seguro? E o melhor custo-benefício? Qual vai suprir as minhas necessidades? Pensando nisso, separamos uma das alternativas mais populares e vamos explicar como ela funciona: afinal, o que é o gás natural e por que ele é vantajoso?
O que é o Gás Natural
Estruturalmente, o gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (como metano, etano, butano, entre outros gases em proporções menores) que, ao ser submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. Sendo assim, ele pode ser encontrado na natureza de forma distinta: em jazidas e por meio da queima de biomassa (bagaço de cana de açúcar).
No Brasil, as tubulações que enviam o gás natural das fontes até os consumidores são conhecidas como gasodutos. Aqui, temos o gasoduto Bolívia – Brasil que possui tubulações de diâmetro elevado e opera em alta pressão transportando gás natural da Bolívia (produtor) para alguns Estados brasileiros (consumidores).
Por que investir no Gás Natural?
Como vimos acima, o gás natural é um combustível encontrado na natureza – na maioria dos casos, em reservatórios profundos no subsolo. O composto é inodoro, incolor e a sua queima é mais limpa que outros combustíveis. Veja abaixo três vantagens de um sistema de gás natural.
Uma opção mais segura
Esse tipo de gás é mais leve que o ar, não precisa de armazenagem e possui um sistema específico de proteção em caso de vazamentos. Ademais, ele é odorizado com mercaptanas (o mesmo utilizado no gás de cozinha) para garantir a segurança do ambiente.
Uma solução moderna
Por não precisar de armazenagem, o espaço na sua casa pode ser otimizado – especialmente a cozinha e área de serviço. Ou seja, arquitetos e projetistas podem elaborar um projeto diferente e mais espaçoso para a sua residência.
Uma alternativa prática e altamente eficiente
O abastecimento do gás é contínuo e o pagamento só realizado após o consumo. Se isso não for motivo suficiente, saiba que esse composto, por ser encontrado na natureza, não precisa ser atomizado para queimar. Em outras palavras, a sua combustão é mais limpa e mais eficiente no que diz respeito ao seu rendimento térmico.
O que achou do nosso artigo sobre o que é o gás natural? Se gostou do conteúdo, curta e compartilhe com os seus amigos. Além disso, não esqueça também de acompanhar o nosso blog que, mensalmente, traz os melhores textos sobre o segmento de instalações hidráulicas e manutenção de sistemas de gás.
Até a próxima!